Como ler mais

 

A nossa atenção é disputada a cada segundo. Seja pelo celular, pela TV (alô Netflix), pelas pessoas aos nosso redor…e por aí vai.

Com tudo isso, muitos se perguntam: como é possível ler mais?  Confira algumas dicas abaixo:

Números ao seu favor

Ter uma meta de leitura pode te ajudar a ler mais. Vamos supor que você quer ler 24 livros no ano: serão dois livros por mês. Levando em conta que um livro tem em média 300 páginas, então você terá que ler 20 páginas por dia.

Com essa conta em mente, tente ver no seu dia onde pode encaixar a leitura: no transporte público indo para faculdade/trabalho, antes de dormir, ao acordar…o importante é estabelecer um número de páginas para cada etapa.

Lembre-se também de observar o seu ritmo de leitura, ou seja, quanto tempo você demora para ler uma página. Assim você consegue fazer uma média do tempo que precisa para terminar de ler um livro.

Ah! Faça também uma lista dos livros que você leu. Assim você consegue saber em qual ano leu o quê =)

Dê prioridade

Sabe aquela série que você assiste, mas nem sabe o porquê? Ou aquele joguinho no celular? Então, em vez de perder tempo com isso você poderia aproveitar para ler um livro.

Não estou dizendo que você deve deixar a tv ou o celular de lado, ainda mais se você gosta de ler. Calma, isso não é uma competição! Mas se você quer ler todos os livros da sua lista, ou boa parte deles, por que perder tempo com outras coisas? Se a outra tarefa for sensacional, vá em frente, mas se não for, considere pegar um livro.

Analógico ou digital?

Os e-books ainda são bem polêmicos entre os leitores. Eu confesso que tinha muito preconceito até ganhar um e-reader de presente e ver que é possível conciliar os dois tipos de leitura.

Não há nada melhor do que o cheiro de livro (físico) novo, de olhar cada detalhe da capa, sentir a qualidade (ou não) do papel…mas também há muita praticidade no e-reader: eles são mais leves, a ferramenta de busca é prática, a compra do livros é bem mais rápida e muitas vezes eles são mais baratos.

Compartilhe a leitura

Já pensou em fazer parte de algum grupo de leitura? Isso pode te ajudar a ler mais e a compreender melhor a leitura, pois você terá outros pontos de vista sobre a história.

Ao compartilhar a leitura, que pode ser com um amigo também, além de te motivar a ler, faz com que você abra os olhos para coisas que não tinha observado e que talvez não percebesse ao ler sozinho.

 

Tem alguma dica ou truque para ler mais rápido? Compartilhe nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: