Por que você precisa ler Clarice Lispector

 

Em 2017, pudemos lembrar de Clarice Lispector duas vezes: 40 anos de sua morte e 40 anos do lançamento de um dos seus livros mais famosos, A Hora da Estrela.

Por que Clarice Lispector é tão importante? Apesar de não se brasileira, ela tem um domínio da língua portuguesa e é considerada por muitos a mais elegante e sofisticada da literatura nacional. Ao mesmo tempo em que sua escrita é elaborada, ela é simples.

Podemos dizer que ela inaugurou uma linha mais intimista em uma época da qual o realismo era altamente praticado. Ela sabia dominar a narrativa como ninguém!

Uma das suas obras mais conhecidas é A Hora da Estrela. Na época que prestei vestibular ele estava na lista de Fuvest, então tive que lê-lo no colegial, e foi um dos que eu mais gostei!

Se você pensa em um dia ler algo da Clarice, comece por ele! A protagonista é Macabéa, uma nordestina que vai tentar a sorte na cidade grande. Se você não leu o livro deve estar achando que será algo bem clichê, é aí que você se engana…Macabéa é uma das personagens mais fantásticas que você vai conhecer.

Como a própria Clarice resumiu, A Hora da Estrela “É a história de uma moça que era tão pobre que só comia cachorro-quente. Mas não só isso. A história é de uma inocência pisada, uma miséria anônima”

O livro também tem uma adaptação filmográfica, de 1985, mas confesso que ainda não assisti.

 

O que você já leu de Clarice Lispector? Deixe sua resposta nos comentários =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: