Autores que não gostaram das adaptações de seus livros para o cinema

 

Este é um assunto bem polêmico: livros e filmes. Uns vão concordar que o livro é melhor que o filme enquanto outros vão dizer o contrário. Há ainda quem defenda que os dois são totalmente diferentes.

Mas e quando os próprios autores não gostam da adaptação?

Confira abaixo alguns casos que isso aconteceu:

Mary Poppins, P.L. Travers

Mesmo Pamela Lyndon tendo feito várias anotações no roteiro, boa parte delas foi ignorada. A autora passou parte de estreia chorando – ela odiou a insistência dos estúdios Disney em fazer as cenas de animação. A consequência disso, é que Pamela não deixou que outros filmes com a personagem fossem para o cinema.

O Iluminado, Stephen King

Esse é um dos filmes mais aclamados pelos cinéfilos, especialmente pelos fãs de Stanley Kubrick, mas o autor disse que o diretor não conseguiu captar a essência do livro e que o papel de Jack Nicholson não era para ser de um lunático.

Entrevista com o Vampiro, Anne Rice

Apesar de não ter gostado da escala dos atores – a autora chegou a dizer que o elenco era bizarro – ela concordou que Tom Cruise teve uma boa atuação como Lestat. Só que na adaptação de A rainha do Condenados, ela detestou tanto que pediu para os fãs não assistirem ao filme.

Meu Maior Amor, J.D. Salinger

Para o autor, a adaptação foi tão desastrosa que ele prometeu que nunca mais iria permitir que qualquer obra sua fosse adaptada. Então se você está esperando um filme de O Apanhador no Campo de Centeio, pode esquecer =(

Forrest Gump, Winston Groom

Se o próprio autor disse que os produtores mudaram demais a obra original, quem somos nós para discordar? O problema é que o filme foi um sucesso de bilheteria e ainda ganhou seis estatuetas do Oscar.

A Fantástica Fábrica de Chocolates, Roald Dahl

O autor detestou tanto a escolha de Gene Wilder para Willy Wonka que disse que não fariam a continuação, “Charlie e o Grande Elevador de Vidro”. Entretanto, outros filmes foram para as telonas, como Matilda e O Fantástico Sr. Raposo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: