Por que sebo chama sebo?

 

Confesso que nunca tinha parado para pensar por que sebo se chama sebo. Ao pesquisar, vi que existem diversas versões e compartilho algumas delas.

Uma das primeiras versões é que antigamente, ao anoitecer, as pessoas liam à luz de velas e como elas eram feitas de gordura, ao derreterem acabavam “engordurando” do livros. Só que a palavra “sebo” ficou popular a partir de 1960, quando já existia a luz elétrica em boa parte do Brasil.

Outra versão é que os estudantes e leitores andavam os livros debaixo do braço, e como suavam eles ficavam sujos e ensebados. Ao passar esses livros aos compradores de livros velhos, os alfarrabistas ficaram conhecidos como caga-sebos e com isso seus estabelecimentos acabou ganhando o nome de sebo.

A outra versão diz que o termo teria surgido de uma ideia de que ao serem muito manuseados os livros ficam com cheiro de gordura e sujos. Por isso, muitos donos de sebo costumavam encadernar os livros raros com capa de couro.

A primeira pessoa a adotar a palavra sebo no seu estabelecimento foi Eurico Brandão, em Recife, com o nome Sebo Brandão. Por conta disso, ele ficou conhecido como Mr. Sebo pelos estrangeiros que visitavam sua loja.

Como vocês podem ver, existem muitas versões para a origem do termo “sebo”. O que importa mesmo é que ao ir em um você encontra uma variedade de livros e de histórias fantásticas!

 

Você tem o hábito de comprar livros em sebo? Conte nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: