8 motivos para você começar a ler

 

Ler é um hábito necessário! Além de ser uma boa companhia, um livro nos fazer ter um novo olhar sobre diversas coisas.

Ao ler, o nosso conhecimento se amplia, melhora a nossa criatividade e aprendemos sobre assuntos que pouco sabíamos.

Com um livro podemos conhecer outras culturas e viajar para lugares que nunca poderíamos imaginar.

Ainda não está convencido de que a leitura é uma ótima escolha? Então confira oito motivos para ler mais:

  1. De alguma forma, os protagonistas das histórias se relacionam conosco. De acordo com alguns estudos, muitas pessoas já leram livros que de alguma forma mudou sua vida, ou seja, alguns personagens podem ter o poder de influenciar a nossa forma de pensar.

  2. Ler gera empatia. De certa forma, temos uma espécie de simulação de experiências sociais ao ler um livro e com isso passamos a ter maior empatia, mais criatividade e um comportamento mais cooperativo.

  3. Os romances podem aumentar a conectividade com diferentes áreas do cérebro, como a responsável pelo processamento linguístico e à resposta sensorial primária – ajudando na compreensão e visualização do movimento. E isso continua mesmo depois de terminar o livro, de acordo com a revista Brain Connectivity.

  4. Aumenta a expectativa vida. Uma pesquisa da Universidade de Yale em New Haven, mostrou que quem lê pode viver dois ou mais anos do que as pessoas que não tocam em nenhuma folha – e não importa o gênero ou estilo de vida.

  5. Ajuda no desenvolvimento infantil. Ler em voz alta para uma criança pode estimular o cérebro e melhora o desenvolvimento da linguagem.

  6. Há quem diga que ler dá sono. Mas saiba que ler antes de dormir pode ser um ótimo hábito, já que te fará adormecer mais sereno.

  7. Quer ficar menos estressado? Então leia! Estudos mostraram que ao ler constantemente, pacientes com ansiedade e depressão tiveram uma baixa dos sintomas. O estudo também mostrou que ler relaxa os sentidos.

  8. É ótimo para a memória! Ao ler você estimula a atividade cerebral aumentando a conectividade.

 

Já deu para entender que ler é bom para tudo, né? E você pode ler o que quiser: poesia, romance, quadrinhos…o importante é não deixar esse hábito de lado nunca!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: