Livros para quem quer escrever

 

Tem muita gente que tem vontade de começar a escrever um livro, mas nunca sabe por onde começar. Mas calma, que hoje em dia é possível encontrar ajuda pra quase tudo nessa vida!

Existem muitos manuais de escritas que podem te ajudar, tanto pra quem tá começando quanto para quem precisa aprimorar as habilidades.

Abaixo, listei alguns desses livros. Confira!

Sobre escrita, Stephen King

Este livro é separado em “currículo”, “caixa de ferramentas” e “sobre escrita”. Nele é possível entender o processo de criação de Stephen.

Em “currículo”, é apresentada a história de sua vida e todos os motivos que o levaram a ser o escritor que é, inclusive sobre o seu problema com álcool e o acidente que quase o matou em 1999.

Já em “caixa de ferramentas” e “sobre escrita”, a gente encontra dicas e sugestões, e Stephen mostra ferramentas necessárias para melhorar a escrita. Ele ainda apresenta caminhos possíveis para a produção de uma boa história, fazendo uma análise de seus livros e de outros autores.

Entre os conselhos dados estão questões técnicas, organização e ambiente de trabalho. Para o autor, não é possível ser um escritor bom ou ruim, mas é possível transformar escritor competente em um escritor bom.

Se você pretende escrever horror ou ficção, este livro é leitura obrigatória.

 

Para ler como um escritor, Francine Prose

Jornalista, escritora e professora, Francine é de extrema importância para quem quer escrever romances. Neste livro, ela divide os capítulos em “leitura atenta”, “palavras”, “parágrafos” e “diálogos” e analisa obras de autores famosos como Fitzgerald, Virginia Woolf e Tchekov.

Ela utiliza o método close reading, que nada mais é que uma leitura atenta das obras, pensando em questões como estruturação dos parágrafos e escolhas das palavras. O livro também possui diversas referências bibliográficas.

Para Francine não há regras fixas para a escrita e ela ainda defende que há sim aprendizado ao fazer uma leitura atenta e minuciosa das grandes obras.

 

A Jornada do escritor, Christopher Vogler

Baseado na teoria da Jornada do Herói, de Joseph Cambell, Vogler apresenta a jornada de um escritor. Para isso ele divide o luvro em 19 partes – do “O mundo comum” até “O Chamado à aventura” e finaliza com “O Retorno com o elixir”.

A obra não é um manual de escrita, mas mostra pontos importantes para a construção de uma história e personagens.

Um ponto importante do livro é que ele é mais voltado para quem tem interesse em escrever roteiros, já que mostra muito o ambiente cinematográfico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: