Livros infantis que assustam até adultos

 

Quando decidi abordar esse assunto, lembrei do dia que uma amiga me contou que os sobrinhos dela não conseguiam assistir ao desenho Up! Altas Aventuras. Aí ela resolveu assistir e quando viu já estava chorando.

O mesmo acontece com os livros. Existem alguns que são tão assustadores, que até nós adultos ficamos com um certo medo ou pelo menos intrigados com a história.

Abaixo listamos alguns livros considerados infantis mas que têm histórias bem apavorantes! Confira.

Contos dos irmãos Grimm, irmãos Grimm

Você deve estar se perguntando, mas o que as histórias de Cinderela, Rapunzel e Branca de Neve tem de assustadoras? As versões originais têm tudo! As irmãs da Cinderela, por exemplo, tinham seus olhos arrancados por pássaros no fim da história.

Por que os contos assustam?
Os irmãos Grimm utilizavam em suas histórias todos os tipos de lições de moral sombrias e punições bem cruéis para quem era sacana. Se pensarmos que os livros tinham histórias de crianças sendo devoradas, princesas em coma e corações arrancados fica bem assustador saber que foram escritos para crianças.

O Senhor das Moscas, William Golding

Este livro conta a história de meninos perdidos em um ilha deserta e que aos poucos vão se deixando levar pela barbárie. A obra é eletrizante e ainda faz um reflexão sobre a natureza do mal e a fina linha entre o poder e a violência.

Por que o livro assusta?
Primeiro porque a ilha é operada por garotos sujos e selvagens. Há ainda cenas de sacrifícios, rituais, crianças sendo esmagadas por pedregulhos e cabeças de porcos cortadas. Precisa de mais alguma coisa para ser assustador?

Ponte para Terabítia, Katherine Paterson

Jess Aarons passa o verão inteiro treinando para ser o campeão de corrida na escola, mas ao voltar para a escola ele é ultrapassado por uma nova aluna. Logo eles se tornam amigos e criam um reino imaginário que dá nome ao livro, Terabítia. Neste lugar eles governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias do dia a dia. Só que um dia os amigos são separados e precisam enfrentar a realidade.

Por que o livro assusta?

Apesar da descrição do livro não apresentar nada demais, durante o jogo entre as crianças, Leslie, a rainha de Terabítia, morre depois balançar em uma corda que se solta da árvore da qual estava amarrada. Tudo bem que mostra como a morte súbita e sem sentido pode atingir qualquer pessoa, inclusive as mais seguras de si, mas ainda assim é algo forte para ser retratado para uma criança.

Uma Dobra no Tempo, Madeline L’Engle

A autora proporciona um viagem com dissolução e reconstituição de corpos no espaço, por meio de atalhos como a quarta e quinta dimensão.

Por que o livro assusta?

Acho que esse é o que menos assusta, mas todo mundo que Meg encontra nos planetas age em perfeita sincronia e em um deles as pessoas são controladas por um cérebro incorpóreo do mal que tem poderes e habilidades telepáticas, chamadas de TI.

Coraline, Neil Gaiman

Coraline se muda para um apartamento antigo e seus vizinhos são velhinhos que não conseguem falar o seu nome do jeito certo. Numa tarde chuvosa, Coraline consegue abrir a porta da sala de visitas, que estava sempre trancada, e descobre um apartamento vazio. Mas para sua surpresa, ela fica de frente com duas criaturas que juram ser seus outros pais.

Por que esse livro assusta?

Você deve estar achando que o que Coraline viu foi um mundo mágico, mas acontece que ela logo percebe que ele é tão mortal quanto encantador. Para isso ela precisa usar a inteligência para derrotar os adversários. O livro mostra como algumas percepções internas podem ser bem assustadoras.

Goosebumps – Sorria e Morra, Robert Lawrence Stine

Ao encontrar uma câmera velha, Greg acha que ela está com defeito já que as imagens sempre saem diferentes. É como se a câmera pudesse prever o futuro ou pior: fizesse o futuro acontecer!

Por que o livro assusta?

Se você viveu nos anos 90, provavelmente conhece o terror que é Goosebumps. O Sorria e Morra é especial, pois um objeto inofensivo como uma câmera fotográfica, é transformada em um objeto de destruição e morte. Algo bem assustador, não?

As Bruxas, Roald Dahl

Já pensou em viajar de férias com a sua avó e terminar numa convenção de bruxas? É o que acontece nesse livro e para saírem de lá vivos eles precisam ser mais espertos que as anciãs que se reúnem no local.

Por que o livro assusta?

O hotel está infestado por ratos e esses ratos eram crianças e foram transformados pelas bruxas. O livro foi adaptado para o cinema, em 1990, e tem Anjelica Huston como a rainha das bruxas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: