História de grandes mulheres brasileiras reunidas em um livro

 

Infelizmente, o espaço dado às mulheres na construção política, social, econômica e cultural no Brasil ainda é muito pequena. Mas isso não significa que elas não participaram na nossa narrativa histórica.

Muito pelo contrário! A Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, publicou um livro que apresenta 18 mulheres que se destacaram ao longo dos séculos e que ganhou o nome de “Memória Feminina: mulheres na história, história de mulheres”.

Além dos patrimônios materiais o livro também traz os imateriais, ou seja, os que estavam nas comunidades locais,  como artigos sobre as cirandas de Lia de Itamaracá ou a contribuição de Dona Santa para a preservação dos maracatus.

As mulheres na literatura

Na área da literatura, há mulheres como Carolina Maria de Jesus, Pagu e Clarice Lispector. Carolina morava em uma favela paulistana e ficou famosa ao publicar “Quarto de despejo: diário de uma favelada”. O livros aborda as condições nada confortáveis de boa parte da população, em especial das mulheres pobres.

Já Pagu (pseudônimo de Patrícia Rehder Galvão), foi escritora, poeta, diretora de teatro, jornalista e militante política. Ela teve grande destaque no movimento modernista, iniciado em 1922.

Já Clarice, dispensa comentários, mas se você quiser saber mais sobre ela é só clicar aqui

Lutas feministas

O livro ainda conta a história de mulheres que contribuíram para a mudança do papel da mulher na sociedade, como Bertha Lutz, sufragista nos anos 1920, e a escritora Francisca Senhorinha da Mota, que criou o primeiro periódico do Brasil voltado para a emancipação feminina.

Nas artes, os destaques ficam por conta de Tarsila do Amaral, Lygia Pape e Nair de Teffé, que são retratadas em seus respectivos contextos.

A ideia do livro é fazer com que essas figuras femininas se tornem espelhos para as brasileiras e que seja possível se reconhecerem e projetarem um futuro.

Além disso, a obra busca desmistificar e excluir os preconceitos que esconderam ou apagaram a presença das mulheres na história do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: