O lado ruim de trabalhar em livrarias

 

livraria

Acho que aqui todo mundo já quis ou pelo menos pensou em trabalhar em uma livraria. E se tratando de vendas no varejo, ser livreiro deve ser o melhor deles – ambiente descontraído, colegas de trabalho inteligentes, clientes interessados, além de passar o dia todo ao redor dos livros.

Mas apesar de ser o emprego dos sonhos para muitos, trabalhar em livraria também tem as suas desvantagens. Confira o lado ruim de trabalhar no meio de livros.

Salário em livros

Não tem como evitar: quem trabalha em livraria tem desconto de funcionário e quando você menos espera já tá gastando com livros…e muito mais do que devia!

Para isso não acontecer é necessário ter muito autocontrole e ver se você realmente vai ter tempo de ler todos os livros que está comprando.

Aumento da lista de leitura

Você pode até conseguir se controlar e não compra livros, mas a sua lista de leitura vai aumentar já que você vai saber de cada lançamento que chegar à loja.

Além das recomendações de clientes e colegas de trabalho, é praticamente certeza que a sua lista de leitura vai aumentar se trabalhar em livraria.

Ir à livraria será algo diferente

Sabe aquela sensação de entrar na livraria e explorar cada parte dela? Então, não será a mesma coisa =(

Além de não conseguir comprar livros na loja concorrente (lembra do seu desconto de funcionário?) as comparações com a sua loja será inevitável e você vai ficar um bom tempo tentando achar as diferenças e ver o que você faria melhor.

Peso dos livros

Dores musculares deverão ser mais frequentes, pois você  levará caixas de livros de um lado para o outro.

Algumas livrarias têm prateleira bem altas e você deverá subir as escadas com pilhas de livros. Você pode não imaginar, mas carregar pilhas de livros, agachar e organizar estantes é um trabalho bem cansativo.

Gosto não se discute

Cada um tem sua preferência literária! Por mais que isso seja um fato, as vezes pode ser difícil para a pessoa dar um dica a um cliente e ver ele levar algo totalmente diferente ou algum autor/autora que você não gosta.

Uma das piores parte é ter de ajudar pessoas a encontrar livros que para você são moralmente inaceitáveis: livros que apoiem regimes autoritários, com informações duvidosas e perigosas, por exemplo.

 

Você trabalha em livraria? Quais pontos mais você destacaria que são ruins na sua jornada de trabalho? Conte pra gente nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: