Ler faz bem

 

Ler faz bem

Apesar do primeiro livro impresso datar do século XV, no Egito antes de Cristo já se escrevia em folhas de papiro. De lá pra cá, quase todo o conhecimento está gravado em livros e os pesquisadores começaram as suas investigações sobre os benefícios da leitura.

Além de fomentar a inteligência e prolongar a esperança média de vida, a leitura só traz benefícios. Abaixo listamos sete deles, de acordo com a ciência!

Aumento do vocabulário

Ler é uma das melhores atividades para melhorar o seu vocabulário. De acordo com um estudo da Universidade de Califórnia, a leitura apresenta um vocabulário alargado, mais até do que uma conversa com amigos ou assistir um”talk show”.

Melhora a inteligência

Um estudo com crianças realizado em 2014 pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e pela King’s College of London, na Inglaterra, mostrou que a evolução das capacidades de leitura pode melhorar as habilidades cognitivas verbais e não verbais – habilidades essas que são de super importância ao longo de nossas vidas.

Prevenção de doenças

A gente já sabe que fazer exercício físico é bom para o corpo, já que exercita os músculos. Mas não todos! Estudos indicam que a leitura estimula o cérebro e faz com que ele fique mais forte, podendo prevenir doenças como o Alzheimer.

No stress

Tá estressado? Nada de ir pescar…vá ler um livro! Segundo uma pesquisa do neuropsicólogo britânico David Lewis, da Universidade de Sussex, bastam seis minutos de leitura para os níveis de estresse baixarem.

Empatia

A gente sabe que ler muitas vezes é um ato solitário. Mas entre os benefícios da leitura é a tendência de causar boa impressão nas outras pessoas. Um estudo holandês mostrou que ler narrativas de ficção faz com que a gente seja mais capaz de criar empatia.

Cérebro jovem

De acordo com um estudo de 2013 publicado no Neurology, da Academia Americana de Neurologia, existe uma relação direta entre a atividade cognitiva realizada ao longo do tempo com a perda das capacidades cognitivas relativas ao envelhecimento, como a memória e o raciocínio. Ao se dedicar a leitura você exercita a atividade cognitiva do cérebro e faz com que “envelheça” mais devagar.

Expectativa de vida

A Universidade de Yale, dos Estados Unidos, realizou um estudo que mostrou que quem lê um livro 30 minutos por dia, vive 23 meses a mais, se comparado a pessoas que não leem. O estudo demorou 12 anos para ser concluído e foi publicado no jornal Social Science and Medicine.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: